Exumação / Remoção

Exumação

A exumação trata de condicionar restos mortais em uma caixa própria, após a decomposição natural dos tecidos que ocorre, na maioria das vezes, após três anos do sepultamento.

Para a exumação, o responsável pela sepultura deve trazer a xerocópia dos seguintes documentos:

  • Cédula de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Recolhimento do preço público.

Remoção

Já o processo de remoção consiste em remover o corpo ou os restos mortais já exumados de uma sepultura para outra ou para uso das autoridades, após três anos passados do sepultamento.

Para a remoção, o responsável pela sepultura deve comparecer na sede da SETEC e preencher requerimento próprio, protocolando no local. Para isso, necessita de alguns documentos:

  • Cédula de Identidade (RG);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de Óbito;
  • Título de concessão das sepulturas envolvidas na remoção ou declaração do cemitério constatando a propriedade e autorizando a remoção.

Nos casos de remoção de restos mortais para o ossário geral, apresentar a documentação acima acrescida de:

  • Concordância dos familiares diretos (com firma reconhecida em cartório);
  • Xerocópia das Cédulas de Identidade (RG) dos familiares diretos;
  • Recolhimento do preço público.

Para maiores informações sobre esses procedimentos, favor entrar em contato de segunda a sexta feira, das 09:00 às 12:00 e das 13:00 às 16h30, pelo telefone (19) 3734-6128 ou pessoalmente na sede da SETEC.


Formulários Disponíveis

Autorização para Abertura de Sepultura
Instrução Normativa - Transferência de Concessão e Inclusão / Exclusão de Nomes
Solicitação de Remoção - Frente e Verso
Solicitação de Transferência - Vigilância Sanitária
Termo de Concordância de Remoção